A chuva no rio de janeiro

Moro no Rio de janeiro e esses dois dias que passamos aqui foi de uma chuva intensa e devastadora,muitas pessoas até o momento perderam a vida,e o pior muitas delas ainda não tinham com senhor e salvador o nos Jesuus em suas vidas .
Vidas que foram ceifadas de uma hora para a outra, não estavam doente em hospitais, estavam em suas casas e derrepente uma enchorrada de terra leva a casa, minha questão aqui é perguntar de quem é a culpa disso tudo?
Os governantes estão culpando os moradores,pois constroem suas casas em encostas de morros em area de risco,os moradores culpam os governantes que deixam as pessoas construirem suas casas nesses locais.

É muito facil chegar para famílias e dizer vocês estão erradas por isso ou por aquilo,mas as condições desta família ?elas estão ali por que querem ou porque necessitam?

O culpado disso tudo é o pecado que separa o homem de Deus, você pode até dizer não podemos espiritualizar tudo,será mesmo?

Veja como eu vejo isso tudo,vereadores deputados senadores quando querem ser eleitos fazem pactos com o povo,empresas,com outros politicos que por sua vezes fazem pactos com mais pessoas para beneficiar quando eleitos aqueles que ajudaram em suas campanhas.
por exemplo eu tenho uma empresa de construção,elegi um deputado que vai com outros fazerem presão para que quando tiverem uma obra colocarem minha empresa lá, com concorrencia ou não, mesmo que isso tenha que ser subornado, ajeitado,para que meu amigo esteja nessa obra.
Quando isso ocorre há um primeiro desabamento de terra sobre as pessoas que pagam seus impostos, e que votaram nesse camarada, para ele representar o povo em assembleia,mas ele esquece do povo e ve só os seus interreses .
Essa empresa vai construir uma estrada ou um obra grande em que milhões de reias iram ser desviados das necessidades reias da população,por ganancia ,egoismo,e avaresa ,o deputado ou veriador ganha, do empresario ganha,os lobistas ganham os que trabalham para esses deputados em casa só ganhando assinando seu ponto sem ir ao trabalho,um dinheiro que não recebem, ganham isso é uma roda viva em que o pobre sempre se dão mal.
Seria impossivel resolver os problemas dos morros?
Claro que não se ouvesse interesse politico ,mas muitas pessoas estão morrendo nas estradas pois o dinheiro que era para duplicar as estradas estão nos bolsos dos politicos,dos empresarios corruptos e corruptores ,infraestrutura que não existe acontece o que está havendo nos morros do rio de janeiro que tem muitos morros .
Porto alegre tem um exemplo de como devemos cuidar dos morros, lá foi criado o orçamento participativo onde o povo vota em que obra deve ser feita,vou descrever isso sem dizer que gosto deste ou daquele partido que na verdade não gosto de nenhum .
Mas os morros de porto alegre receberam a atenção da população,e dos politicos ,foi feita uma obra de infra estrutura , de saneamento básico,asfalto nas ruas como deve ser feito ,com uma rede de esgoto pluvial que é para chuvas.
Locais que eram de risco as familias foram retiradas e plantaram matas nativas no local,escadarias foram criadas em locais de dificil ascesso,e recolhimento de lixo nos morros.
Há e um detalhe, os morros contam com o recolhimento do lixo seletivo,que vai para uma cooperativa que emprega pessoas da comunidade,assim não há lixo nas ruas nem lixões nos morros para não sujarem a cidade .
diga-se de passagem que o povo lá é mais educado que o carioca em comparação ao lixo,andamos nas ruas de porto alegre e não encontramos lixo nas ruas,a cidade é bem menor que o rio é certo mas tinha problemas em porproções iguais ao rio quando chovia , havia alagamento,mas foi construido galerias imensas por toda a cidade locais que alagavam não alagam mais ,isso é uma lição para nós que moramos aqui no rio .
Mas por enquanto viveremos ainda com essa desvantagem enorme perante a chuva e aos politicos que só pensam e si mesmo e em seus amigos.
o pecado tem seu salario e a biblia diz que é a morte romanos 6-23
o povo sofre por meia duzia de pessoas que poderiam melhorar a situação e que deixam de usar o dinheiro puplico para os fins que deveriam ser usados,e usam para seus prórpios deleites.
Oremos pela cidade do Rio de janeiro, linda, maravilhosa, mas cheia de problemas .
grande abraço.

Comentários